Olá Amigos!

Bem-vindos ao nosso diário na internet. Espreitem as ligações do lado esquerdo e conheçam-nos melhor, aos nossos amigos e ao nosso Mundo. E lembrem-se que podem sempre deixar-nos uma mensagem.


Voltem sempre!
Vamos, juntos, aprender e cuidar da nossa Natureza!

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e regularmente receberão novidades nossas!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Documentário "O Carvalho - A Árvore das Árvores"

O Carvalho - A Árvore das Árvores ( The Tree of Trees )

Filme dobrado em português (Brasil)


"A floresta é uma grande contadora de histórias, um labirinto que intriga a imaginação.
O imponente Carvalho surge majestoso, retorcido, firme e cheio de nobreza
."



"O nome latino Quercus parece vir do celta “quer” – que significa “belo” – ou “cuez” – que significa “árvore” – visto que, o carvalho é considerado o “rei das árvores”. 
A maioria das florestas autóctones do continente de Portugal (as que existiam antes da destruição provocada pelas actividades humanas) eram carvalhais. 
Daí a razão de existirem tantas terras com o nome de Carvalho(a), Carvalhal(ais), Carvalhosa, Carvalhedo(a), Carvalheiro(a), Carvalhinho(a), Carvalhido, e mais especificamente Cercal e Cerqueira que é um conjunto de Carvalhos-Cerquinhos (Quercus faginea subsp. broteroi). 
O seu epíteto subespecífico é dedicado ao grande Botânico Português Félix de Avelar Brotero (1744-1828), autor da Flora Lusitanica e mais tarde publicou a Phitographia Lusitaniae.
Em termos de utilização, a madeira do carvalho foi outrora muito utilizada para a construção naval (umas das razões para o seu declínio) e carpintaria, ainda hoje é utilizada na construção de pipas e barris, visto que liberta muitas substâncias como os taninos e corantes naturais, o que, para além de dar uma melhor cor e aroma ao vinho, faz diminuir a graduação alcoólica.
Curiosidade: Tal como todos os Quercus, os frutos são as bolotas ou glande constituído pela semente que tem uma espécie de carapuça a que se chama cúpula e que está revestida por pequenas escamas. Não confundir com umas bolinhas que aparecem por vezes nos ramos ou folhas e que são as galhas ou os bugalhos. Estas bolinhas são resultado das picadas de insectos que depositam os ovos nos tecidos da planta. A planta reage e faz aquelas bolas onde o insecto se desenvolve." (retirado do Wikipedia)

Até breve,

T&T**

Sem comentários:

Enviar um comentário