Olá Amigos!

Bem-vindos ao nosso diário na internet. Espreitem as ligações do lado esquerdo e conheçam-nos melhor, aos nossos amigos e ao nosso Mundo. E lembrem-se que podem sempre deixar-nos uma mensagem.


Voltem sempre!
Vamos, juntos, aprender e cuidar da nossa Natureza!

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e regularmente receberão novidades nossas!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Divulgação: Passeio pela região do Douro Passeio no concelho de Baião - 18 e 19 de Outubro

A quem possa interessar.
(O Centro de Educação Ambiental ajuda na divulgação desta instituição.
O CEA não está ligado à mesma. Obrigada.) 

 ___________________________________



Passeio pelo concelho de Baião

Região do Douro

Proposta de realização de uma actividade de 2 dias no Douro, mais precisamente no concelho de Baião.


Para além dos passeios pedestres, haverá visitas culturais ao rico património do concelho de Baião.


Para ver programa completo é favor consultar aqui .

"Baião Vida Natural" - são palavras que o público se habituou a associar nos últimos anos e que ilustram a realidade de um dos municípios portugueses com melhor qualidade ambiental. Baião é o concelho com maior percentagem de área verde e floresta em todo o distrito do Porto (63,5 por cento do território) e possui no seu território recursos naturais de rara beleza como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil. Baião é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 3200 habitantes. É sede de um município com 174,53 km² de área e 20 522 habitantes, subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte... pelo município de Amarante, a leste pelo Peso da Régua e por Mesão Frio, a sul por Resende e Cinfães e a oeste pelo Marco de Canaveses. Na passagem da Alta para a Baixa Idade Média, dá-se a formação da Terra de Baião, que era dominada por um castelo: o Castelo de Matos (de fundação Sueva), antigo Castelo de Penalva. A Terra de Baião é a origem da família nobre dos Baiões, descendentes de D. Arnaldo (trisavô de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques), um guerreiro que veio combater os Mouros na península Ibérica, por volta de 985. As terras de Baião foram-lhe concedidas como prémio pela sua bravura, pelo rei de Castela. Alguns historiadores pensam que D. Arnaldo seria um guerreiro alemão que perdeu o seu ducado numa guerra; outros, que seria um cavaleiro de Bayonne, filho de um rei de Itália e neto de um rei de França, e que seria essa a origem do nome de Baião. O seu filho D. Gozende Arnaldo (ou Arnaldes) de Bayão deu o seu nome à povoação de Gozende, Gove, Baião. As armas do concelho são as mesmas da família Cabral, que aqui possuiu a Torre de Campelo, um solar-torre brasonado, fundado por Jorge Dias Cabral, irmão de Pedro Álvares Cabral. A Torre de Campelo foi expropriada e demolida em 1927 pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Baião. D. João I deu as terras de Baião a um parente do Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Tendo voltado à Coroa no tempo de D. João II, Baião recebeu foral de D. Manuel I, em 1 de setembro de 1513. Já no século XX, a serra da Aboboreira foi lugar de várias aparições marianas (a um pastor local), facto que originou a construção da Capela de Nossa Senhora da Guia, ermida aonde acorrem muitos peregrinos ou simples forasteiros, atraídos pela paz que aqui encontram.


Cumprimentos,
Miguel Pereira
Caminhos com Carisma lda.
Rua Luis Piçarra, Bloco H, nº 7, 1º C – 1750-101 Lisboa
Registo n.º 67/2012 do Turismo de Portugal.
914907446 / 967055233.


http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/CaminhosComCarismaLda

 

Sem comentários:

Enviar um comentário