Olá Amigos!

Bem-vindos ao nosso diário na internet. Espreitem as ligações do lado esquerdo e conheçam-nos melhor, aos nossos amigos e ao nosso Mundo. E lembrem-se que podem sempre deixar-nos uma mensagem.


Voltem sempre!
Vamos, juntos, aprender e cuidar da nossa Natureza!

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e regularmente receberão novidades nossas!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto - Permacultura no CEA

Dia 68


Dia68_permacultura

Quem diria que em Agosto iríamos encontrar cogumelos aqui no jardim?
Pois, e não foi só um! Na verdade, a humidade noturna tem sido imensa e as manhãs desta semana têm sido chuvosas.

Fomos para a horta cortar as daninhas e aproveitar as comestíveis. Assim, naturalmente, com as plantas que lá vão nascendo, vamos fazendo uma "caminha" jeitosa para podermos fazer uma sementeira "5 estrelas" daqui a uns tempos. Decidimos deixar as sementes das couves por lá. Assim, sem grande trabalho e permanentemente teremos as nossas colheitas.

A cama elevada está bastante degradada... mas ainda conseguimos colher algumas flores de curgete para podermos comer. Vão servir ou para uma salada ou para fritar com um polme de caril. Ficam deliciosas. Costumamos fazer a olho, mas deixo aqui uma receita para quem quiser experimentar (a ideia veio do querido "sopinha de massa" Jamie Oliver!):

  • 6 col. sopa farinha
  • 6 und. ovos
  • 1 col. sopa azeite
  • 1 ramo salsa
  • q.b. sal e pimenta
  • q.b. óleo para fritar
  • flores de curgete ou abóbora


  • Lavar as flores e secá-las num pano. Numa tigela deite os ovos e o azeite. Bata-os, e vá juntando a pouco e pouco a farinha de maneira a ficar um polme liso e macio. Tempere com sal e pimenta e misture-lhe a salsa e os alhos. Junte as flores e envolva bem. Deixe a repousar durante algumas horas para tomar gosto. Coloque, numa concha de sopa uma flor e polme suficiente para o envolver. Deite, com cuidado, no óleo bem quente e frite poucos de cada vez. Escorra-os e coloque em papel absorvente. Sirva-os com farrapada de grelos.

    Bon appetit, a la Julia!
    Não se esqueçam de reciclar o óleo no final: pode transformar-se numa vela ou em sabão!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário