Olá Amigos!

Bem-vindos ao nosso diário na internet. Espreitem as ligações do lado esquerdo e conheçam-nos melhor, aos nossos amigos e ao nosso Mundo. E lembrem-se que podem sempre deixar-nos uma mensagem.


Voltem sempre!
Vamos, juntos, aprender e cuidar da nossa Natureza!

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e regularmente receberão novidades nossas!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Divulgação: Curso de Colheita de Cogumelos Silvestres, com Sara Barbosa, em Gaia

A quem possa interessar.
(O Centro de Educação Ambiental ajuda na divulgação desta instituição.
O CEA não está ligado à mesma. Obrigada.) 

 ___________________________________

 Curso de Colheita de Cogumelos Silvestres

INTRODUÇÃO

Em Portugal, a floresta representa um património inestimável cujo potencial como fonte de rendimento complementar das actividades agrícolas e silvícolas tradicionais, muitas vezes, ignoramos.

Todos os anos, diversas espécies de cogumelos silvestres são colhidas por apanhadores nacionais e estrangeiros no Outono e Primavera mas, em vez de as mais-valias da sua comercialização permanecerem em território nacional, os cogumelos são vendidos a intermediários espanhóis, franceses ou italianos, a preços muito abaixo dos de mercado, ficando esses e outros revendedores com a maior parte do lucro gerado.

Além da enorme pressão de colheita sobre um número muito reduzido de espécies e a falta de regulamentação específica para este recurso natural em Portugal, importa
também atender ao relevante número de intoxicações por ingestão de cogumelos tóxicos que ocorre todos os anos, por desconhecimento, e às más práticas de colheita utilizadas pela maior parte dos recolectores que poderão por em causa a perpetuação deste valioso património.

A tendência actual para a diminuição da produtividade dos cogumelos silvestres nos ecossistemas e o seu alto valor de mercado, juntamente com a necessidade de informar as pessoas sobre a identificação segura de cogumelos silvestres, justificam a existência deste curso.



FORMADORA - Sara Barbosa:
Formada em Engenharia das Ciências Agrárias e com o Mestrado em Ecologia, Ambiente e Território, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem-se dedicado à Micologia (estudo dos fungos) desde 2006. Formou-se como Técnica de Micologia em 2012 e realiza, actualmente, formações nessa área e Oficinas de Cogumelos Silvestres.

Duração Total: 35 horas
Número de inscrições: mínimo 15 pessoas; máximo 20 pessoas


LOCAL DE FORMAÇÃO:
4430-681 Avintes; Vila Nova de Gaia
GPS:41º 05' 48.50''N ; 8º 33' 21.34''W
Para mais informações contactar:
Pedro Rocha - 919023458 - pedro.solariso@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário