Olá Amigos!

Bem-vindos ao nosso diário na internet. Espreitem as ligações do lado esquerdo e conheçam-nos melhor, aos nossos amigos e ao nosso Mundo. E lembrem-se que podem sempre deixar-nos uma mensagem.


Voltem sempre!
Vamos, juntos, aprender e cuidar da nossa Natureza!

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e regularmente receberão novidades nossas!

sábado, 22 de março de 2014

Organização das Nações Unidas dedica o tema do Dia Mundial da Água a dois importantes recursos- Água e Energia









Boa tarde,

Este ano a Organização das Nações Unidas dedicam o tema do Dia Mundial da Água (22 de março) a dois importantes recursos- Água e Energia-  recursos que, por vezes estão intrinsecamente interligados, e outras são interdependentes.

Convido-vos a visitar uma página do site da Águas de Portugal dedicada ao tema “Água & Energia”.

Convido ainda, a visitar a página da AdDP para tomarem conhecimento das iniciativas desenvolvidas pelo CEA no âmbito das comemorações do:


Envio, ainda, o contributo da Área de Apoio Sistema de Responsabilidade Empresarial acerca deste tema:




No link seguinte podem ser encontrados alguns dados interessantes sobre esta relação:


A Água e a energia estão intimamente interligadas e são interdependentes. A geração e a transmissão de energia exige uma utilização dos recursos hídricos, especialmente para fontes de energia hidroeléctricas, nucleares e térmicas. Por outro lado, cerca de 8 % da energia global gerada é utilizada para elevar, tratar e transportar a água até aos consumidores.

Em 2014, a ONU traz à discussão o nexo água - energia , abordando particularmente as desigualdades, da exclusão, das áreas rurais empobrecidas e daqueles que sobrevivem sem acesso a água potável ou saneamento adequado, sem acesso a alimentação adequada e sem acesso a serviços energéticos.

Objetivos do Dia Mundial da Água, em 2014

1.       Aumentar a consciencialização sobre as inter-relações entre a água e energia
2.       Contribuir para um diálogo político que incida sobre o vasto leque de questões relacionadas com o nexo de água-energia
3.       Demonstrar, através de estudos de caso, aos decisores no sector da energia e do domínio da água que as abordagens integradas e soluções para os problemas de água em energia podem teros maiores impactos económicos e sociais
4.       Identificar a formulação de políticas e questões de desenvolvimento de capacidades em que as Nações Unidas, em particular a ONU-Água e OUN-Energia, pode oferecer
5.       Identificar as principais partes interessadas no nexo água-energia e envolvê-las ativamente no desenvolvimento das ligações de água em energia
6.       Contribuir de forma revelante para as discussões pós-2015, em relação ao nexo água-energia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário