Olá Amigos!

Bem-vindos ao nosso diário na internet. Espreitem as ligações do lado esquerdo e conheçam-nos melhor, aos nossos amigos e ao nosso Mundo. E lembrem-se que podem sempre deixar-nos uma mensagem.


Voltem sempre!
Vamos, juntos, aprender e cuidar da nossa Natureza!

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e regularmente receberão novidades nossas!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

#Atividades01


Ora bem, o que é isto "#Atividades01"?


Para mim, vai representar um desafio.
Para vocês, espero que um deleite, e mais uma boa razão para seguirem o nosso blog! :-)

E o desafio é este: todos os dias postar uma atividade para fazer com as nossas crianças.
Por muito que haja imaginação, todos sabem que esta nem sempre aparece nas alturas em que mais precisamos. E quem tem crianças pequenas sabe como, por vezes, é uma tarefa complicada, entretê-los dentro de casa.

A chegada da chuvinha por vezes, a isso obriga, e em vez de imediatamente pensarem em ir para o shopping mais próximo, vamos "ver o copo meio cheio", e olhar para o lado bom da coisa: podemos ficar em casa, e tirar partido de disso, criando brinquedos que entretêm as crianças e deleitam os papás!

Então...........'bora lá fazer brinquedos!


Caixa com jogo de contar e classificar por cor


Vamos fazer uma caixa divertida de encaixar peças para a aquisição da capacidade de contar e classificar com o benefício adicional de praticar a coordenação motora fina, assim como a resolução de problemas!  
É tão apelativo o querer passar as peças pelos espaços e ouvi-las cair, e é isso que torna este um jogo divertido quer para crianças pequenas como para as que estão em idade escolar, com imensas possibilidades de adaptar o jogo aos mais crescidos.

 

Vamos precisar de tampas variadas, em cor, tamanho e material. 
Desta forma, estamos também a promover a reutilização de material, e redução de resíduos. :-)

Eu escolhi tampinhas só de plástico, mas podem utilizar também de metal, como as de frascos de conserva. 
Depois, agrupei-as por tamanhos e cores, e cada grupo tinha tampas numa determinada quantidade. Eu escolhi até 5 grupos, o primeiro grupo tinha uma tampa de uma cor, o quinto grupo, cinco tampas da mesma cor.
A seguir, tapa-se a frente de cada tampa do respetivo grupo, com cores contrastantes - usei papel, cola, tesoura e x-ato.





Aproveitei duas tampas de caixas de papel - podem utilizar uma caixa de sapatos, ou de cereais grande -  e com o x-ato, cortei as ranhuras por onde ia passar cada uma das diferentes tampinhas.
Aproveitei o papel utilizado para colorir as tampas, e cortei alguns pedaços, para colorir cada uma das entradas, sendo que a cor da ranhura corresponderá à entrada para as tampinhas da mesma cor.
Também coloquei a quantidade de tampinhas existente, ao lado de cada ranhura, para as crianças que já sabem contar, o fazerem à medida que as fazem entrar na caixa.

Só coloquei de 1-5 para ser uma brincadeira simples e acessível para os mais novos, mas para os mais velhos, podem aumentar o número -que o céu...ou melhor, as tampinhas, determinem o vosso limite!


Depois, é ver os pequeninos divertirem-se enquanto exploram as cores e quais as tampinhas que cabe, e onde!
Serve para apresentar-lhes as cores, os números, e mesmo fisicamente é enriqueceder, pois têm de pegar nas tampas, e e rodá-las pelo que também estão a fortalecer os pulsos, e as pequeninas mãos, enquanto brincam.
As toupeirinhas adoraram! E quando as peças estavam todas dentro da caixa, "achocalhavam-na" e pediam para abrir, pois queriam brincar mais!



O que é que eles aprendem enquanto brincam:
matemática: reconhecer os números, fazer correspondência por cor e tamanho, comparar e ordenar por tamanho, contar fazendo correspondência 1:1, contar até 5 de forma correta, resolução de problemas, encaixe correto das peças
física: coordenação motora fina, aperto do bebé, torcer e girar objetos, segurar e largar objeto
phse(personal health and social education - educação social e saúde pessoal (tradução livre) ): concentração, perseverança, resolução de problemas, cooperação, conclusão de uma tarefa 





(retirado de http://theimaginationtree.com/ - site em inglês, com ideias muito interessantes e diversificadas, para todas as idades, e alturas! Aconselho a consulta vivamente!)


Até breve!
T&T**

Sem comentários:

Enviar um comentário